BandTec
GradeCurricular

BruCON 2013 – Professor Sandro Melo participa de evento na Bélgica


Conferência-BruCON

A BruCON é uma conferência anual realizada na cidade de Ghent – Bélgica, sem fins lucrativos organizada pela comunidades belga de profissionais de Segurança. Um grupo de entusiastas de Segurança decidiu realizar na Bélgica um evento dessa envergadura para receber especialistas de outros países e locais, seguindo os moldes de uma tradicional conferência hacker, onde se pode discutir de forma responsável aspectos de segurança, independente da tecnologia ou fabricante.

Atualmente é encontrado em um grande número de países ao redor do mundo, conferencias que seguem este modelo especial, onde são apresentados palestras, tutoriais e minicursos sobre pesquisa de temas relacionados a Segurança de Computadores. São eventos que também tem a missão de unir as pessoas que compartilham a mesma paixão pela Segurança Computacional.

Esta proposta imparcial já a muito tempo tem chamado a atenção de todos aqueles que atuam neste segmento, sejam analista de seguranças, pesquisadores vinculados a grandes fabricantes ou mesmo independentes e também os fabricantes, ou seja, este tipo de conferência consegue atrair os dois mundos, o Corporativo e o Acadêmico. Um bom exemplo disso é o número de patrocinadores que a BruCON teve esse ano, dos quais se destacam: “Microsoft, Splunk, Rapid7, SANS, Facebook, IOActivies, (ISC)², OWASP Project, entre outros.

IMG_0464

O Prof. Sandro Melo apresentou um workshop sobre “Post Mortem Forense” na edição de setembro de 2013.

“Participar de um evento desse tipo sempre é uma experiência espetacular, seja como palestrante ou mesmo ouvinte, pois são discutidos de forma aberta aspectos de segurança e em muitos casos não se encontram em manuais de fabricantes. Outro ponto positivo para mim foi que apresentei um trabalho sobre um tema inerente a que já estamos fazendo a algum tempo na Bandtec.

Com o apoio da coordenação geral já realizamos alguns encontros para falar de assuntos inerentes a Computação Forense, inclusive já tratamos o mesmo tema que apresentei na conferência com os alunos, a este encontro e oficinas chamamos de Bandtec CSI.

O BandTec CSI é um encontro aberto a todos os alunos e ex-alunos do curso de Redes de Computadores para falamos e praticamos conhecimentos de Computação Forense. A ideia é consolidar um grupo de segurança para que em futuro próximos possamos realizar mais eventos, minicursos, cursos e palestras tanto para comunidade Bandtec e convidados usando a prata da casa”. – diz: Prof. Sandro Melo.