BandTec
GradeCurricular

Professores da BandTec apresentam artigo científico em Congresso no Chile


Os professores Anderson Milochi, Melissa Norcia, Sandra Puga e Luiz Claudio Bido submeteram o artigo “Estudo sobre a prática de transposição de linguagens e o aprendizado de algoritmos“ no XVII Congreso Chileno de Educación Superior en Computación (CCESC-2015), na Universidad Mayor, em Santiago, no Chile.

Bido_Chile

O congresso foi uma das atividades da Jornada Chilena de Computación, que ocorreu na semana de 09 a 13 de novembro de 2015. Também, a Jornada trazia eventos como cursos, conferências, encontros, trilhas, etc. Dentro desse contexto, o congresso foi um momento que reuniu professores de várias universidades latino-americanas para discutir propostas relacionadas ao ensino de computação.

O artigo apresentado tratava de trabalho interdisciplinar que vem sendo desenvolvido com todos os alunos do primeiro semestre da BandTec, em que se estuda o uso de diferentes linguagens como a fotografia, a música e a reportagem – além de verificar questões relativas aos perfis de personalidade avaliados no teste Quati – em relação à aprendizagem de algoritmo.

O grupo de autores foi representado pelo Prof. Bido, coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da BandTec: “Foi muito interessante verificar como o ensino de computação tem sido desenvolvido em várias universidades da América Latina. Especialmente porque pude perceber que a BandTec está muito alinhada – quando não se posiciona até de modo mais inovador e avançado – ao ensino de novas tecnologias aplicadas ao mundo de TI. As iniciativas da BandTec se mostram mais interessantes porque tratam do ensino de computação com ferramentas e abordagens mais práticas e inovadoras, com tecnologias especialmente avançadas e de modo mais integrado na comunidade como um todo.”